tipos-de-seguros
Planejamento financeiro Seguros

Tipos de seguros: Conheça os 4 principais para você ter uma vida tranquila

Tempo de leitura: 3 min

Tudo o que temos é resultado de muito esforço. Seja um imóvel ou um carro, tal bem certamente custou muitas horas de trabalho e dedicação para ser conquistado, o que faz com ele tenha de ser protegido. Em outros casos, a proteção é necessária para garantir a segurança dos dependentes caso algo de ruim aconteça com o segurado. Para tudo isso, existem diferentes tipos de seguros.

Para entender as diferenças entre todas essas opções, listamos as principais alternativas de seguro disponíveis no mercado, indicando a finalidade de cada uma delas. Boa leitura!

1. Seguro de vida

O principal intuito do seguro de vida é resguardar uma família em caso de falecimento do seu provedor financeiro. Assim, todos os dependentes estarão resguardados financeiramente caso algo de ruim aconteça a ele. Um mesmo seguro de vida pode incluir a cobertura em caso de morte e ainda fornecer resguardo para acidentes ou doenças que causem invalidez, permanente ou temporária, que impeçam o titular de desenvolver seu trabalho e garantir seu sustento.

Assim, um seguro de vida tem como principal função proteger uma família das dificuldades financeiras que possam surgir nesses momentos difíceis, possibilitando que a rotina siga de maneira mais próxima ao normal possível.

2. Seguro residencial

Um imóvel residencial geralmente é o principal patrimônio de qualquer um. Por isso, é importante que ele esteja resguardado contra acidentes, incêndios e desastres naturais que comprometam sua integridade, já que a perda do imóvel pode representar um prejuízo incontornável. Uma apólice de seguro residencial apresenta um dos valores mais baixos, se comparados ao valor do bem segurado. Além disso, quem mora em prédios ou condomínios geralmente é obrigado a contar com essa proteção. O mesmo vale para imóveis alugados.

Na hora da contratação, vale a pena conferir quais são as coberturas oferecidas, já que os seguros mais básicos, embora mais baratos, geralmente oferecem proteção apenas em caso de incêndios. Já as coberturas mais completas incluem até mesmos serviços de reparo 24 horas.

3. Seguro auto

Os automóveis estão expostos a riscos diários, de diversas naturezas, o que inclui roubos e acidentes. Nas cidades maiores, eles são muito visados por criminosos, o que torna o seguro auto quase indispensável para os proprietários de veículos. Assim como nos seguros residenciais, o preço do seguro auto varia de acordo com o tamanho da cobertura. As mais simples englobam apenas proteção contra acidentes e roubos, enquanto as mais completas incluem proteção contra danos a terceiros e serviços como guincho 24 horas.

4. Seguro viagem

Quem gosta de viajar também conta com um seguro apropriado para a sua necessidade: o seguro viagem. Com a cobertura garantida por ele, o viajante não precisa arcar com os custos de despesas médicas enquanto estiver longe de casa, sejam elas causadas por doenças ou por acidentes. Para alguns países, como praticamente todos que fazem parte da União Europeia, a contratação de um seguro desse tipo é obrigatório para turistas.

O seguro viagem é um dos tipos de seguros que pode oferecer cobertura para a resolução de questões burocráticas, se isso estiver incluso na cobertura. Entre esses problemas que podem ser resolvidos com a cobertura do seguro viagem estão a perda do passaporte, extravio de bagagem ou troca de passagens áreas. 

Diante de tantos tipos de seguros, antes da contratação é importante que seja feita uma avaliação das necessidades de proteção, bem como o cálculo sobre o peso desse seguro no orçamento. Assim, será possível contar com a proteção sem causar prejuízos às contas.

Quer encontrar o seguro de vida ideal? Então confira em nosso site algumas dicas para não errar nesse momento tão importante.