Seguro de vida
Gestão de Riscos

Seguro de vida: como saber se preciso de um?

Tempo de leitura: 4 min

Poucas pessoas arriscam tirar o carro da concessionária sem contratar um seguro. E há aqueles que aderem a planos para a casa e outros bens, afinal nunca se sabe o que pode acontecer. Mas você já pensou em fazer um seguro de vida?

Ninguém gosta de pensar na morte, mas é necessário, especialmente quando se tem família e pessoas que dependem de você.

Se você ainda tem dúvidas sobre contratar um seguro de vida, listamos abaixo alguns indicativos de que já é hora de procurar um especialista no assunto. Confira!

1. Quais as coberturas de um seguro de vida?

Ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida não é apenas para caso de morte. Os casos de indenização do seguro de vida são vários, dentre eles: diagnóstico de doenças graves, invalidez parcial por acidente, diária de incapacidade temporária (caso se afaste do trabalho por acidente ou doença), diária de internação hospitalar, invalidez funcional permanente por doença, serviço de assistência funeral, dentre outras.

Cabe a você informar-se quais os serviços de seguros para pessoa disponíveis na hora de contratar. Analise o que é realmente necessário e faça a escolha certa. Lembre que o seguro pode ser um grande aliado em caso de doença ou acidente.

2. Você tem filhos menores de idade?

Se a resposta for sim, pense o seguinte: como ficaria a situação deles caso você não pudesse mais providenciar o sustento da família? Como garantir que eles continuem tendo o padrão de vida atual sem a sua presença? Infelizmente, na maioria das vezes apenas contar com a poupança não é o suficiente e sua família pode ficar desamparada caso ocorra algo imprevisto.

Na hora de contratar o seguro de vida, é de suma importância contar com uma assessoria especializada no assunto para que a mensuração das suas necessidades e de sua família sejam devidamente analisadas. No mercado segurador existem diversas coberturas e seguradoras, e o auxílio de especialistas preparados para diagnosticar o melhor produto para você, fará toda a diferença quando você ou sua família precisar utilizar.

Caso seus filhos ainda sejam crianças, seu cônjuge provavelmente teria que se afastar do trabalho por um período para dar suporte a eles. Se ele(a) não trabalha, vai precisar de tempo e um treinamento para conseguir uma colocação no mercado.

Existem planos no mercado que proporcionarão renda vitalícia à sua família caso você venha a falecer.

3. Seus pais ou irmãos dependem de você?

Se você tem pais, irmãos ou parentes idosos que dependem de você financeiramente, não é possível deixá-los desamparados caso algo aconteça. Esse também é um motivo importante para fazer um seguro de vida: garantir que seus familiares tenham tudo o que precisam caso você não esteja presente.

4. Você quer diminuir suas preocupações?

Saber que outros dependem de nós é uma preocupação constante. Quem promove o sustento da família sente-se apreensivo pela possibilidade de perder o emprego, sofrer algum acidente fatal ou que impossibilite o trabalho.

Contratar um seguro de vida faz com que você se sinta mais tranquilo, sabendo que seus familiares estarão amparados em todas essas situações.

5. Você é sozinho (a)?

Mesmo que você seja o único responsável pelo seu próprio sustento, é necessário ter alguma segurança. Como vimos anteriormente, o primeiro beneficiário do seguro de vida é você, sendo que você pode contar com garantias de ser amparado caso sofra alguma doença ou acidente que resulte em algum risco coberto.

E se você não vê possibilidade de aposentadoria tão cedo, precisa se assegurar de alguma forma. Você não precisará mais se preocupar com sua situação se um dia não puder mais trabalhar. O seguro de vida vai prover o que for necessário, sem que você dependa de outras pessoas.

Se você se enquadra em algum destes tópicos e já está até pensando em contratar um seguro de vida, podemos ajudá-lo neste sentido. Não deixe de nos seguir nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. Estamos no Facebook e Instagram!