Assessoria de investimentos
Investimento

Qual a importância de contar com uma assessoria de investimentos?

Tempo de leitura: 3 min

O mercado financeiro oferece uma grande variedade de investimentos, aplicações e recursos para administrar as finanças, tanto pessoais quanto empresariais, e obter lucros consideráveis a médio e longo prazo.

Essa grande oferta de oportunidades, aliada à facilidade em encontrar informações e orientações financeiras online, faz com que muitas pessoas dispensem os serviços de uma assessoria de investimentos na hora de aplicar seus rendimentos.

Porém, essa atitude arriscada pode se revelar bastante prejudicial para o equilíbrio financeiro, especialmente no caso de investidores com pouca experiência.

Quer saber mais sobre como uma assessoria de investimentos pode auxiliar na administração de suas finanças e aumentar potencialmente os seus lucros? Confira:

O que faz uma assessoria de investimentos?

As empresas de assessoria de investimentos são responsáveis por orientar seus clientes a respeito das aplicações mais indicadas para cada objetivo, perfil de investidor e necessidades particulares.

O assessor possui uma formação abrangente, incluindo conhecimentos teóricos e práticos sobre o mercado financeiro e atualização constante sobre as oportunidades e alternativas disponíveis para otimizar os lucros e gerenciar os investimentos com segurança.

O que esperar de uma assessoria de investimentos?

O trabalho do consultor financeiro passa por três etapas:

1. Diagnóstico

O diagnóstico inicial da situação do cliente inclui a análise de sua carteira de investimentos, a avaliação de seus recursos e a definição de seus objetivos e expectativas.

O assessor pode, por exemplo, verificar se as características dos ativos financeiros (risco, liquidez, expectativa de retorno) correspondem às metas do investidor e ao seu perfil (levando em consideração sua idade, patrimônio, renda e tolerância a riscos).

A fase de diagnóstico é essencial para apontar possíveis falhas no portfólio de aplicações que podem causar prejuízo ao cliente.

2. Orientação

A fase de orientação consiste em informar as diversas opções disponíveis ao cliente de acordo com o perfil diagnosticado, a fim de otimizar sua carteira de investimentos. O assessor pode sugerir a melhor composição do portfólio de aplicações para aumentar o potencial de ganhos do cliente.

Em muitos casos, os assessores podem indicar leituras complementares ou disponibilizar materiais de apoio (de cartilhas a planilhas, simuladores e outras ferramentas financeiras) para auxiliar o cliente em sua tomada de decisões.

Ao final dessa etapa, o cliente poderá contar com uma carteira diversificada e adequada ao seu perfil, evitando surpresas desagradáveis.

3. Acompanhamento

Mesmo depois que a carteira de investimentos do cliente já está adequada ao seu perfil e aos seus objetivos, é imprescindível fazer o acompanhamento periódico dos resultados e a revisão das aplicações.

Com o passar do tempo, o perfil do cliente pode sofrer ligeiras alterações (em seu patrimônio ou suas metas, por exemplo) e podem surgir novas oportunidades mais vantajosas e seguras. Isso garante o melhor rendimento em qualquer cenário econômico.

Por que contratar uma assessoria de investimentos?

As vantagens de contar com o acompanhamento de uma assessoria de investimentos são muitas:

  • possibilidade de investir nos melhores fundos do mercado, selecionados por especialistas treinados e qualificados;
  • poder contar com uma assessoria personalizada, alinhada aos seus objetivos e metas,
  • receber orientações de caráter independente e imparcial, ao contrário das indicações de gerentes de banco;
  • ter à disposição ofertas de investimentos rentáveis e seguros mesmo para aportes iniciais baixos;
  • acompanhamento constante dos investimentos, com revisões periódicas a fim de obter os melhores resultados;
  • maior segurança na hora de investir, e consequente menor risco de prejuízos em aplicações inadequadas para o seu perfil.

Uma boa assessoria de investimentos é fundamental para o gerenciamento do orçamento familiar ou empresarial, para o planejamento da aposentadoria e para a diversificação de aplicações que podem obter os melhores resultados para cada necessidade.

Quer saber mais sobre o que os assessores de investimentos podem fazer por você? Visite nosso site e descubra os benefícios de contar com uma empresa especializada em cuidar da saúde financeira de seus clientes! Aguardamos seu contato!