Planejamento de aposentadoria
Aposentadoria Planejamento financeiro

Planejamento de aposentadoria: por que contar com um financial advisor?

Tempo de leitura: 3 min

Cada vez mais, o planejamento de aposentadoria deve ser uma prioridade na vida dos brasileiros. Afinal, cresce a expectativa de vida da população e, com ela, as incertezas quanto ao futuro da Previdência Social.

Nesse contexto, negligenciar a preparação para a aposentadoria pode custar caro quando chegar o momento de deixar definitivamente o trabalho. Se a pessoa não economizou o suficiente enquanto estava no topo da carreira e tinha máximo vigor físico e mental, as chances de faltar dinheiro durante a chamada terceira idade são grandes.

É provável que você tenha consciência desses fatores, mas ainda não saiba como colocar em prática essa preparação, não é mesmo? Então, veja a seguir por que a atuação de um financial advisor pode ser de grande valia para o planejamento da aposentadoria.

Definição de metas

Geralmente, o profissional se dedica a estudar temas da própria área de conhecimento e, por isso, não tem muito tempo para pensar em assuntos relacionados a educação financeira. Diante dessa lacuna, ele sente que não está satisfatoriamente capacitado para realizar o planejamento de sua aposentadoria.

Uma dúvida muito comum de quem pretende programar a saída definitiva do emprego é saber quanto deve poupar por mês para assegurar uma vida tranquila no futuro. Como essa quantia varia bastante de uma pessoa para outra, a ajuda de um consultor pode ser muito benéfica para acelerar a definição de metas claras e personalizadas.

Dessa forma, é possível saber o valor ideal de poupança com base em aspectos da própria realidade, como a renda atual, o tempo de acumulação e a quantia que se pretende receber quando se aposentar.

Análise de variáveis no planejamento de aposentadoria

Quem não acompanha o dia a dia do mercado financeiro e da economia pode sentir dificuldade ao refletir sobre os fatores que interferem na preparação da aposentadoria.

Por exemplo, aspectos como inflação, tributos, tempo de contribuição, aporte mensal, expectativa de vida, data para saída do emprego podem impactar bastante esse planejamento.

Ao dominar esses assuntos, um consultor financeiro é capaz de fazer análises customizadas e, assim, oferecer diversos caminhos para quem pensa em programar a vida de aposentado. Dessa maneira, evita-se correr riscos no futuro, como ter uma renda abaixo do nível de vida esperado.

Recomendações de investimentos

Quanto mais cedo se começar a poupar para a aposentadoria, maior será o valor acumulado e a tranquilidade ao parar de trabalhar. Ainda assim, é preciso escolher criteriosamente onde se vai aplicar esse dinheiro, para que ele tenha o poder de compra conservado quando precisar ser usado.

Nesse caso, um advisor pode indicar ao cliente as aplicações financeiras mais adequadas para a formação de uma reserva financeira segura para a aposentadoria. Por exemplo, com a previdência privada, o investidor pode resgatar todo o valor aplicado no final do plano ou decidir receber uma renda mensal quando deixar o trabalho de vez.

Quer receber uma consulta personalizada sobre planejamento de aposentadoria? Então entre em contato com a Akiva Finanças e veja como preparar o seu futuro e o de sua família!