hábitos financeiros
Financeiro Planejamento financeiro

Invista nestes 4 hábitos financeiros para mudar sua vida!

Tempo de leitura: 4 min

Ser financeiramente independente é o sonho de qualquer pessoa. Porém, para alcançar esse objetivo, é importante mudar seus hábitos financeiros. E se você está lendo este post, provavelmente precisa de dicas para realizar essa transição com mais segurança.

É importante lembrar que qualquer tipo de mudança de hábito não é uma tarefa fácil, mas é também o grande segredo para transformar sua vida. Além do mais, esse processo fica mais fácil quando sabemos que todo o esforço valerá a pena quando os objetivos forem alcançados.

Quer saber quais são os hábitos financeiros que você precisa mudar? Continue lendo e descubra!

1. Registre todos os seus gastos

Registrar todos os gastos é importante para que você consiga identificar para onde o seu dinheiro está sendo direcionado. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais ampla das suas finanças e, assim, poderá saber qual é a real situação do seu orçamento familiar.

Verifique se existem gastos supérfluos e se as suas despesas estão acima do previsto. Dessa forma, é possível criar estratégias para diminuir os seus custos e usar melhor o seu dinheiro.

2. Não compre por impulso

Quando você precisar fazer uma compra de um valor maior, o ideal é não agir por impulso e esperar pelo menos uma semana para efetuar a aquisição do bem.

Essa prática é importante para evitar gastos desnecessários, pois com as várias opções de lojas virtuais existentes, a mercadoria que você procura pode estar com um preço ainda mais acessível em outro e-commerce.

Esse tempo também é importante para você avaliar se realmente é necessário adquirir determinado bem. Pense em qual setor da sua vida esse dinheiro — que seria gasto impulsivamente — poderia ser mais útil.

3. Inicie um plano de investimentos

Antes de fazer compromissos com o seu dinheiro, é interessante você se conscientizar sobre a importância de investir ou fazer um fundo de emergência, pois os investimentos vão garantir que você tenha uma vida financeira estável.

Portanto, ao iniciar o seu plano de investimentos você precisa estudar, principalmente para entender como o mercado financeiro funciona, e qual é o seu perfil de investidor.

Defina suas metas e o valor a ser poupado

Esse é o ponto principal ao iniciar os investimentos. É indicado que você planeje separar, mensalmente, uma determinada quantia para as suas aplicações levando em consideração o que precisa sobrar para você pagar as contas. Você pode separar 10% da sua renda, por exemplo, e com o restante você quita as suas dívidas.

Se você está passando por um período financeiro difícil, tente, ao menos, separar um percentual mínimo possível por mês. Em algum tempo, isso fará uma enorme diferença na hora de conquistar a sua independência financeira, e você poderá até mesmo gastar esse dinheiro com alguma despesa urgente que possa surgir eventualmente.

Sem um planejamento eficiente, você estará sujeito a tomar decisões erradas que podem comprometer a sua rentabilidade.

4. Reveja seus paradigmas mantendo-se informado

Paradigmas são os parâmetros segundo os quais enxergamos a vida. É deles que vêm os nossos valores que ditam o modo como a rotina acontece, e também a partir de onde podemos repensar algumas atitudes. Nesse sentido, rever seus paradigmas significa reexaminar a maneira com que você lida com o dinheiro, e isso só será possível através da busca por informações.

Muitas pessoas não conseguem distinguir o que é “investimento” do que é “gasto” e, devido a isso, aplicam seu dinheiro da maneira errada. Uma boa dica é sempre buscar obter informações sobre temas como: finanças pessoais, tipos de investimentos, economia e negócios. Dessa forma você conseguirá entender qual é o seu perfil, e o que é necessário para melhorar seus hábitos financeiros.

A adaptação à nova rotina e a mudança dos hábitos financeiros demora um pouco, mas não desanime! Com o passar do tempo, você perceberá a diferença nas suas finanças, e conquistará sonhos que jamais seriam possíveis se você não tivesse a atitude de mudar seus hábitos.

E aí? Está pronto para mudar seus hábitos financeiros e melhorar a sua qualidade de vida? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões!