investir-em-bitcoin
Investimento

Investir em Bitcoin: Ainda vale a pena? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 3 min

A moeda virtual Bitcoin vem se popularizando, cada dia mais, nas plataformas online. Quem acompanha e interage com o meio tecnológico, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre ela. A criptomoeda tem atraído muitas pessoas que buscam acrescer ou organizar suas finanças, utilizando uma fonte de investimento. Mas será que vale a pena investir em Bitcoin?

Neste artigo, você entenderá o que é Bitcoin e, também, conhecerá algumas vantagens e desvantagens de usar a moeda virtual como fonte de investimento. Assim, você poderá esclarecer suas dúvidas e se decidir em ousar a render seus ativos nesta empreitada. Vamos lá?

O que é Bitcoin?

Bitcoin se diferencia das moedas tradicionais por funcionar como um arquivo online e digital. Trata-se de um dinheiro alternativo, que não tem a participação do governo e dos bancos em sua produção. O responsável por produzi-la é um sistema de computador complexo, chamado mining — mineração, em português.

Todas as transações que são feitas com o Bitcoin possuem seu registro em um banco de dados descentralizado da internet, denominado como blockchain. É utilizada a criptografia que, ao impedir seu rastreio, restringe cópias e possíveis fraudes de seus arquivos.

Como adquirir Bitcoins?  

Para efetuar a compra da moeda virtual é necessário que o usuário tenha um endereço de Bitcoin, que é dado por uma série de até 34 números e letras. Assim, por meio dele, elas serão enviadas, funcionando como uma caixa postal para o seu recebimento.

O dinheiro é gerido por uma carteira virtual que armazena os endereços. Dessa forma, o seu funcionamento e suas transações são similares à utilização das contas de banco privadas. O processo de compra e venda de Bitcoin pode ser realizado nas plataformas de criptomoedas.

O valor é dado pelas pessoas, que decidirão o quanto estão dispostas a pagar por ela, fazendo com que o Bitcoin não possua valor inerente.

Quais as vantagens?

A principal vantagem da moeda virtual são os seus custos, que costumam ter tarifas mais baixas e vantajosas que os bancos tradicionais e demais operadoras cambiais. Sua taxa média é menor que 1% do valor da transação, já a dos bancos convencionais pode ter uma variação de 2 a 9%.

Outro fator que vale a pena investir em Bitcoin é por seu mercado ser internacional e ter funcionamento contínuo. Assim, a qualquer dia e hora, a moeda está disponível para efetuar transações.

investir em bitcoin

Quais as desvantagens de investir em Bitcoin?

A volatilidade da criptomoeda é um dos seus principais riscos. Assim, o Bitcoin pode ter variações discrepantes em seu preço, variando de acordo com a procura pela moeda. Uma vez que nos dias de baixa variação ele oscila de 1% a 5% (o que já configura uma volatilidade alta para moedas tradicionais), e nos dias de alta oscilação já chegou a até 30%.

A segurança também é muito questionável no mercado de Bitcoin. Apesar de garantir anonimato por ser criptografada, minimizando as chances de fraudes, caso seu computador seja atingido por vírus, e sua carteira virtual for roubada por hackers, as chances de recuperação são praticamente irreparáveis.

Afinal, ainda vale a pena? Para quem gosta de diversificar e especular, não há dúvidas que ainda vale a pena. Importante ressaltar, que é imprescindível aprofundar os conhecimentos antes de investir em Bitcoin e estar ciente dos riscos que corre.

A moeda virtual é uma tendência tecnológica que vem crescendo e se destacando em todo o cenário mundial. Por ser uma novidade, para saber se vale a pena investir em Bitcoin não deixe de estar atento a todos os seus detalhes.

E ai, gostou do post? Pois aproveite para acompanhar nosso conteúdo no Facebook e Instagram. Assim, você ficará por dentro de outros assuntos que, certamente, o ajudarão em suas decisões financeiras!