Dicas de finanças pessoais
Financeiro

Confira aqui as 5 melhores dicas de finanças pessoais

Tempo de leitura: 3 min

Organizar a vida financeira é uma tarefa árdua. Devido a falta de informação e a correria do dia a dia, muitas pessoas se descuidam e acabam perdendo o controle sobre o próprio dinheiro. Nessas horas, algumas dicas de finanças pessoais podem ajudar bastante.

Ao conhecer um pouco mais sobre o assunto, você se previne de deslizes, evita gastos desnecessários e garante uma vida financeira muito mais saudável. Ficou curioso para saber como isso pode ser feito? Então continue a leitura! Separamos 5 dicas que você precisa conhecer!

1. Faça um planejamento

Quando o assunto é organização, as planilhas são grandes aliadas. Elas facilitam a visualização dos gastos e permitem que você crie projeções com maior eficiência.

Então, comece a anotar seus gastos fixos, variáveis, reserva financeira, valor a ser poupado mensalmente, entre outros. Quanto mais completo for seu planejamento, melhor!

Mais uma questão importante: se você planeja comprar algo ou está pensando em viajar, já inclua na tabela o valor que será usado.

2. Controle seus gastos

O verdadeiro segredo de uma vida financeira saudável é o controle. Quando poupamos, evitamos gastos desnecessários e ainda contribuímos para futuras aplicações, garantindo segurança para o futuro.

Por isso, é importante ter ciência de cada centavo gasto. Quando analisamos a despesa total, podemos nos assustar com o custo mensal do cafezinho, dos lanches e dos doces. Tendo consciência dessas despesas é mais fácil se convencer a economizar.

3. Use a tecnologia a seu favor

Já que o assunto é organização e controle, nada mais justo que utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia, não é mesmo?

Os aplicativos de controle de gastos e de gestão financeira são fundamentais para quem precisa se organizar, mas não tem tempo ou conhecimento para isso. Graças a eles, você fica sabendo exatamente como tem utilizado seu dinheiro e pode se preparar melhor para os gastos futuros.

4. Invista mensalmente

Investir mensalmente é um hábito comum para qualquer pessoa que cuida bem do seu patrimônio. Por meio de aplicações constantes, elas consolidam suas riquezas, se protegem das perdas causadas pela inflação e trazem mais segurança para o futuro de seus familiares.

Se você não tem esse hábito ainda, não se preocupe! É possível começar devagar, com pouco dinheiro, e ir aumentando o ritmo gradualmente.

5. Use o cartão de crédito de forma inteligente

O cartão de crédito é um dos grandes pesadelos dos brasileiros devido às suas elevadas taxas de juros. Mas você sabia que ele pode ser usado para controlar seu dinheiro?

Além das clássicas parcelas (sempre sem juros, ok?), ele também serve para adiar em até 40 dias o a realização de alguns pagamentos. Assim, se você optar por usá-lo apenas quando tiver saldo equivalente em sua conta, nunca faltará dinheiro para quitar a dívida.

Gostou das nossas sugestões? essas foram algumas das dicas de finanças pessoais que podem auxiliá-lo na hora de organizar seus gastos. O mais importante é que você entenda que é possível cuidar do dinheiro mesmo sem ter muito tempo disponível.

Se você quiser ter acesso a mais dicas como essas, curta nossa página no Facebook!