Aposentadoria

Como fazer uma previdência privada? Aprenda agora!

Tempo de leitura: 4 min

Entre as diversas preocupações que o futuro nos traz, uma das principais é a aposentadoria, já que é importante estar preparado e ter uma renda garantida quando chegar a hora de parar de trabalhar.

Embora a previdência social garanta uma aposentadoria de acordo com as contribuições feitas ao longo da carreira e a idade, muitas pessoas recorrem à previdência privada, seja para complementar os valores pagos ou para fugir das mudanças nas regras do sistema público de aposentadorias e pensões. Se você está nesse grupo e quer saber como fazer uma previdência privada, prossiga a leitura!

O que é uma previdência privada?

Os planos de previdência privada são formas de poupar dinheiro para garantir uma renda que não dependa da previdência social quando chegar o momento de deixar de trabalhar. Assim, eles funcionam de maneira complementar às aposentadorias pagas pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Os planos de previdência privada são oferecidos por bancos, seguradoras e corretoras. Todos eles seguem regras e são supervisionados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), autarquia vinculada ao Governo Federal.

Como fazer uma previdência privada?

O primeiro passo para contar com uma previdência é compreender as diferenças entre os planos disponíveis. Em um primeiro momento, são duas categorias: os planos fechados e os abertos. Os fechados são aqueles voltados aos funcionários de uma empresa ou segmento profissional. São muito comuns em empresas estatais. Já os abertos estão disponíveis para qualquer interessado disposto a formar sua reserva financeira para o futuro.

Entre os planos abertos, são dois os principais: o VGBL (Vida Gerador Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador Benefício Livre). A diferença entre eles está na forma de tributação, uma vez que o PGBL permite que as contribuições feitas com o plano sejam deduzidas do Imposto de Renda.

Escolhido o plano, é importante considerar o valor que você deseja receber no futuro, para a partir da sua idade atual, definir quais serão os aportes mensais. Outro ponto que merece atenção é como o dinheiro acumulado será investido ao longo do tempo e quais são as taxas cobradas pela instituição financeira. Uma boa pesquisa ajuda a encontrar condições mais vantajosas para o seu bolso.

Quais são os principais benefícios da previdência privada?

Se você ainda tem dúvida sobre as vantagens de usufruir de um plano de previdência privada, confira abaixo alguns dos benefícios trazidos por ele.

Portabilidade

Em vez de investir em uma previdência privada, você poderia muito bem acumular e investir o dinheiro por conta própria, certo? No entanto, provavelmente você fará alterações no seu investimento ao longo tempo, e se você estiver em um investimento tradicional, pagará Imposto de Renda na hora de trocar de investimento.

Segurança para o futuro

A previdência privada faz com que não seja preciso depender exclusivamente da previdência social na hora se de aposentar. Além disso, ela permite complementar os valores recebidos, garantindo uma melhor qualidade de vida. Por fim, em caso de morte, os valores não são inventariados e são passados diretamente para os sucessores.

Benefícios tributários

Quem contribui para um plano de previdência privada aproveita de alguns benefícios tributários, já que é possível escolher qual será o tipo de tributação, de acordo com duas tabelas diferentes. Além disso, no PGBL é possível abater do IR as contribuições feitas, com um limite de 12% da renda.

Diferentes tipos de resgate

Se preferir, o beneficiário do plano pode optar por diferentes formas de resgate, desde que siga o que está previsto em contrato. Assim, é possível sacar todo o dinheiro deu uma vez ou ir recebendo aos poucos.

Agora que você sabe como fazer uma previdência privada, faça as contas, pense no futuro e veja se ela é a melhor opção para o seu bolso.

Quer ajuda para encontrar um plano de previdência de acordo com suas necessidades? Entre em contato com a Akiva Finanças agora mesmo e converse com nossos profissionais!