aposentadoria
Aposentadoria Planejamento financeiro

Aposentadoria: 5 informações que você não pode ignorar

Tempo de leitura: 3 min

Quando se trata de aposentadoria, existem alguns dados que muitas pessoas desconhecem. Por mais que eles estejam, em sua grande maioria, disponíveis para consulta, as formas de conhecê-los ainda parecem um pouco obscuras para os brasileiros. Portanto, se você é um trabalhador que contribui para o INSS, não deve negligenciar algumas das principais informações sobre aposentadoria.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo no qual você encontrará, detalhadamente explicados, 5 pontos sobre a concessão desse benefício da Previdência Social. Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício cedido exclusivamente para pessoas que não têm a capacidade física necessária para continuar atuando em suas profissões. Para ter direito a ele, o contribuinte deve ter, no mínimo, 12 meses de contribuição — exceto nos casos de acidente em que o período de carência não é exigido.

Para acionar o INSS e dar entrada no benefício, é necessário agendar um atendimento com um médico credenciado ao órgão para que ele realize a perícia médica. Constatada a impossibilidade de trabalho, o especialista informará ao órgão, o qual, após os procedimentos necessários, concederá o benefício ao trabalhador afastado.

2. Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é um benefício destinado aos contribuintes homens e mulheres com idades superiores a 65 e 60 anos (ou 60 e 55 anos, no caso de trabalhadores rurais) respectivamente, que contribuíram com a previdência social em, no mínimo, 180 meses.

A solicitação de aposentadoria por idade deve ser encaminhada ao INSS, em conjunto com todos os documentos exigidos pelo órgão. Todos os procedimentos são executados nas agências físicas da Previdência Social.

3. Aposentadoria por tempo de contribuição

Na aposentadoria por tempo de contribuição, de acordo com as regras atuais, uma idade mínima não é exigida, mas apenas a comprovação dos meses pagos. Nesses casos, o homem que contribuir em todos os meses durante 35 anos terá direito a essa modalidade de benefício.

Para a mulher, esse direito é alcançado quando ela acumula 30 anos de contribuição ao longo da sua vida profissional. Para efeito de carência, independentemente do sexo do contribuinte, um período mínimo de 180 meses trabalhados deverá ser comprovado a fim de solicitar o benefício.

aposentadoria

4. Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é um benefício concedido aos trabalhadores que são expostos, de forma ininterrupta, a agentes que podem causar prejuízos irreparáveis à saúde, tais como calor, ruído, elementos químicos, entre outros. Nessas situações, é possível se aposentar após cumprir 15, 20 ou, no máximo, 25 anos de contribuição, dependendo do grau de nocividade que o agente provoca no indivíduo.

5. Consulta de contribuições e de aposentadoria

Para finalizar, apresentamos uma ferramenta pouco conhecida mas que pode proporcionar um altíssimo grau de informação para o contribuinte: o portal online Meu INSS. Nele, você pode ter, entre outras, informações atualizadas como:

  • situação da sua aposentadoria por idade;
  • salário-maternidade;
  • extrato da Previdência Social.

Além disso, é possível realizar alguns serviços básicos que antigamente só podiam ser feitos no atendimento presencial após enfrentar a velha e temida “fila do INSS”. Sendo assim, você pode agendar perícias, acompanhar os resultados, realizar outros tipos de agendamentos e de requerimentos etc.

Essa iniciativa do Governo Federal foi uma forma de facilitar a vida do contribuinte, que pode ter acesso a várias informações com apenas alguns cliques, bem como do aposentado, que pode realizar uma série de ações do conforto de seu lar.

Essas foram as 5 informações sobre aposentadoria que você não pode ignorar. Conhecendo a fundo cada uma delas, você tem mais chances de garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura no futuro.

Gostou deste artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão para contribuir com este post? Então, deixe um comentário logo abaixo. Sua opinião é muito importante para nós!