planejar para a aposentadoria
Aposentadoria Planejamento financeiro

5 dicas para se planejar para a aposentadoria

Tempo de leitura: 3 min

A Previdência Social está na pauta de todos os jornais brasileiros, diariamente. As possíveis mudanças que ela sofrerá vão modificar a forma de aposentadoria da maioria das pessoas que contribuem e, por isso, você precisa se organizar e buscar meios alternativos de renda.

Mas, não se desespere. Atualmente, existe uma enorme gama de formas de investimento que podem fazer com que você garanta uma aposentadoria tranquila e feliz. Para conseguir isso, você só precisa de muita organização, planejamento e, principalmente, disciplina.

Veja, abaixo, 5 dicas para se planejar para a aposentadoria:

1. Faça um controle financeiro

A primeira medida para quem quer garantir uma aposentadoria tranquila é fazer um planejamento financeiro eficiente. Para isso, você precisa ter um bom controle sobre os seus gastos e também bastante honestidade consigo mesmo. Mensurando de forma compatível com sua realidade, seus objetivos de aposentadoria.

O controle financeiro requer que você lance, em uma planilha ou aplicativo ou da forma que for mais eficiente e confortável para você, todas as suas receitas e despesas diariamente, sem deixar faltar nada. É por meio desses lançamentos que você conseguirá ter uma visão global das suas finanças e poderá entender de que forma seu recursos serão destinados para a aposentadoria e qual será o valor necessário para você aposentar.

O ideal é que o seu controle, depois de estar com os custos organizados, tenha um percentual definido do quanto você deve depositar por mês, na aplicação que escolher, para ter o rendimento desejado na terceira idade.

2. Não espere sobrar dinheiro para guardar

Essa é uma prática muito comum e que dificilmente dá certo. Esperar sobrar dinheiro para guardar recursos para a aposentadoria não é aconselhável por um motivo muito simples: essa sobra geralmente não acontece!

Por essa razão é que você já deve iniciar o seu mês sabendo o quanto deve guardar para se aposentar com a meta traçada. Assim, você programa os seus gastos em função disso e não o contrário. Será muito mais eficaz!

3. Reserve o recurso da aposentadoria somente para esse fim

Quem investe pensando na aposentadoria frequentemente se sente tentado a resgatar uma parte do dinheiro para realizar algum sonho momentâneo. Isso acontece muito com quem deseja fazer uma viagem cara ou mesmo trocar de carro sem uma necessidade aparente.

O recurso da aposentadoria deve ser exclusivo para ela. Mesmo que você se programe para repor o dinheiro, não mexa no recurso por mais tentador que seja. É melhor incluir o valor do seu sonho no planejamento e se preparar para realizá-lo mais à frente, quando tiver a quantia necessária.

4. Não gaste mais do que ganha

A falta de planejamento, o consumismo e a necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo frequentemente levam as pessoas a elevarem seus padrões de vida acima da realidade. Além de criar uma angústia muito ruim, essa prática mina totalmente sua intenção de guardar recursos para a aposentadoria.

Afinal de contas, não faz sentido investir dinheiro se você está endividado.

5. Invista em produtos rentáveis

A enorme quantidade de modalidades de investimentos que existe atualmente cria uma gama variada de soluções para a aposentadoria. Se você tem dificuldades em entender esse mercado e quer saber quais são as melhores formas para se organizar, o ideal é buscar ajuda de uma consultoria especializada, que poderá lhe ajudar a escolher os produtos mais adequados ao seu perfil.

E aí, preparado para começar a investir na sua aposentadoria? Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos, siga nosso perfil nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!