Dicas de investimentos
Investimento

4 dicas de investimentos importantes para iniciantes

Tempo de leitura: 3 min

Recentemente, a população brasileira começou a se interessar mais por investimentos. Além da caderneta de poupança, outras opções surgiram e se tornaram atrativas para muitas pessoas.

Porém, ainda existem investidores iniciantes que não possuem conhecimento do mercado, mas que desejam encontrar opções que forneçam um bom rendimento, para que possam alcançar seus sonhos e objetivos.

Investir não é uma tarefa difícil, mas é preciso certo preparo e conhecimento para obter o sucesso desejado. Existem algumas práticas que podem ajudar as pessoas que estão começando a investir, evitando prejuízos.

Listamos, a seguir, quatro importantes dicas de investimentos para iniciantes. Veja mais:

1. Descubra o seu perfil de investidor

A primeira dica de investimento para iniciantes é descobrir o seu perfil de investidor. Esse perfil está diretamente ligado à sua tolerância ao risco, e é fundamental para definir qual o melhor tipo de investimento para você.

Existem três categorias de investidores: conservadores, moderados e agressivos:

Perfil conservador

Os investidores conservadores são aqueles que buscam sempre investimentos mais seguros, mesmo que estes apresentem um baixo rendimento.

Os conservadores são conhecidos por investirem de forma extremamente segura, para comprar algum bem ou um serviço de que precisam muito. É comum que optem pelos investimentos em renda fixa.

Perfil moderado

Os investidores de perfil moderado têm uma aceitação maior ao risco. Esse tipo de investidor é capaz de assumir riscos médios, pois têm ciência de que é preciso correr algum “perigo” para alcançar melhores resultados. Mas os investidores moderados não estão dispostos a assumir altos riscos.

Perfil agressivo

Por fim, temos o investidor agressivo, que assume riscos maiores, buscando sempre excelentes rendimentos em suas aplicações. O investidor agressivo é conhecido por almejar retornos expressivos, tendo uma alta tolerância a possíveis perdas.

O aspecto mais importante para o perfil agressivo é a taxa de rentabilidade, mesmo que ela não seja  garantida.

2. Defina objetivos

A maneira mais fácil para que você comece a poupar, regularmente, o seu dinheiro, se dá pela definição de alguns objetivos. Certamente, você tem alguns sonhos, como comprar um carro novo, realizar uma viagem internacional, garantir o estudo de seus filhos ou planejar sua aposentadoria.

Sendo assim, é fundamental que você defina seus objetivos, para os quais estará poupando e investindo. Assim, será mais fácil criar o costume de reservar esse dinheiro, em vez de gastá-lo em compras desnecessárias.

3. Diversifique os investimentos

A diversificação é uma das dicas de investimentos para iniciantes extremamente utilizada pelos principais investidores de sucesso ao redor do mundo. Ao diversificar os investimentos, você maximizará a chance de obter maior rentabilidade.

O investidor evita expor seu dinheiro aos mesmos riscos. Então, caso aconteça alguma movimentação em um determinado mercado, alguns de seus investimentos podem se desvalorizar, enquanto outros poderão se valorizar.

4. Tenha paciência

Essa talvez seja a dica mais difícil de seguir. Existem histórias de investidores que se tornaram milionários da noite para o dia, mas a chance de isso acontecer com você é quase nula.

A paciência é a melhor amiga que um investidor pode ter. É preciso esperar um tempo para que o dinheiro investido obtenha rendimentos favoráveis e se torne uma quantia satisfatória para a realização de seus objetivos. Além disso, não se esqueça do poder dos juros compostos!

Investir não é uma tarefa complicada. Preste bastante atenção nas dicas de investimento para iniciantes que destacamos e inicie sua carreira como investidor.

Para finalizar, considere a possibilidade de contar com uma assessoria de investimentos. Existem empresas no mercado que, por meio de ações como planejamento financeiro, gestão de riscos, análise de investimentos, planejamento da aposentadoria e um planejamento sucessório, tornam mais fácil o processo de se alcançar os objetivos propostos. Pense nisso!

Gostou de nossas dicas de investimentos para iniciantes? Deseja obter mais informações? Então assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas atualizações!