Planejamento financeiro

4 cuidados com cartão de crédito que todo mundo deve ter!

Tempo de leitura: 3 min

Tomar alguns cuidados com cartão de crédito pode evitar que você se afunde em dívidas. Afinal de contas, conhecido como dinheiro de plástico, o cartão encurta caminhos para que você possa adquirir alguns bens que não estariam dentro do seu orçamento normalmente. Por outro lado, este mesmo benefício pode transformar-se em uma armadilha.

Preparamos este post com 4 cuidados, para que você tenha no cartão de crédito um aliado – e não um inimigo. Veja só:

1. Nunca pague a parcela mínima da fatura

O pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito parece até um presente de natal antecipado, não é mesmo? Se você exagerou no uso do cartão, é tentador fazer o pagamento mínimo já que, inicialmente, ele parece não afetar o seu orçamento. Porém, jamais faça isso!

Os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do país. Quando você opta pelo pagamento mínimo, está parcelando a dívida que já fez com o banco que o administra. Com isso, as parcelas seguintes virão acrescidas de juros altíssimos, somadas às compras que você vier a fazer no cartão. Essa dívida pode, rapidamente, virar uma bola de neve incontrolável.

Caso você tenha uma dívida com cartão e não possa pagá-la, procure a administradora e renegocie os valores imediatamente.

2. Tenha apenas um cartão

A oferta de cartões de crédito, nos dias de hoje, é bastante farta. São inúmeras opções com pagamentos mínimos de anuidade e até isenções.

O problema é que com muitos cartões você pode sentir que tem maior poder de compra – o que não é real. Lembre-se de que o recurso para pagar as faturas sairá do seu bolso. Portanto, cuidado para não ultrapassar sua capacidade de pagamento. O melhor mesmo é ter apenas um cartão com um limite realista.

3. Evite parcelamentos muito longos

Comprar um produto caro dividido em muitas vezes pode ser a solução para quem não tem tantos recursos financeiros. Mas tome cuidado com os parcelamentos longos. Embora possam viabilizar compras de valor alto, eles também podem acabar transformando-se em armadilhas, caso você tenha alguma emergência nos meses seguintes.

O melhor é optar por parcelamentos que cheguem, no máximo, até 6 meses de duração.

4. Compre somente em sites confiáveis

Usuários de cartões de crédito estão entre as maiores vítimas de golpes, especialmente na internet. Isso porque as lojas virtuais se transformaram em opções viáveis de compras, oferecendo uma enorme gama de produtos.

Mas, antes de sair comprando por aí, verifique a confiabilidade do site. Faça uma pesquisa sobre a sua reputação. Caso tenha dúvida, não forneça seus dados de jeito nenhum.

O cartão de crédito possui muitos benefícios, como acúmulo de pontos, troca por milhagens, praticidade e segurança. Mas, para que ele se torne um aliado, é preciso que você tome os cuidados citados neste post. Assim, você poderá usar o seu cartão sem sustos, fazendo suas compras com tranquilidade.

Você gostou do conteúdo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos com os cuidados com cartão de crédito que você acabou de aprender!