Chegar ao final do mês com dinheiro no bolso é a ambição de muitos brasileiros. No entanto, muitos encontram dificuldades para administrar o pagamento.

Para não ser pego desprevenido, ainda mais em épocas de crise, é importante estar ciente do quanto recebemos e do quanto podemos gastar. Isso pode ser facilmente organizado com um orçamento pessoal mensal.

No post de hoje, vamos te mostrar como organizar seu dinheiro! Acompanhe!

Saiba quanto é sua receita

Quando alguém nos pergunta nossa renda mensal, é comum darmos como resposta o nosso salário bruto.

Talvez aí esteja o primeiro grande erro: nossa receita mensal líquida é o que é realmente importante. Obviamente, o salário pelo qual fomos contratados é nosso por direito, mas temos que ter consciência que esse valor sofre retenções.

Suponha que seu salário bruto é de R$1.500,00. Diante desse valor, temos o desconto de 8% para o INSS e 6% de vale transporte. Logo, o cálculo será o seguinte:

1500,00*8%= 120,00

1500,00*6%= 90,00

Perceba que esses valores serão descontados da sua folha de pagamento. Assim, sua receita líquida mensal é R$ 1.290,00. Ou seja, é com esse valor que você pode contar.

Identifique suas despesas

Todos nós temos despesas, mas saber administrá-las é essencial para a saúde financeira do nosso bolso.

Por isso, é necessário classificá-las conforme a sua prioridade. Algumas são mensais; ou seja, haja o que houver, elas estarão mês a mês no seu orçamento. Assim, é necessário que elas sejam as primeiras da lista.

Seja realista com a sua rotina; de nada adianta você fazer cortes radicais se não conseguir cumpri-los. Faça um planejamento das suas despesas, questionando:

  • qual o valor que posso começar a economizar?
  • quanto devo reservar para as despesas prioritárias?
  • quanto vou separar para atividades de lazer?

Ter uma reserva é sempre muito importante, já que imprevistos acontecem e, nesse caso, com uma reserva financeira você estará protegido disso.

Outro ponto importante para quem tem economias é a possibilidade de barganhar. Com o dinheiro na mão, seu poder de compra é bem mais alto, possibilitando mais pesquisas e descontos muito melhores.

Procure o melhor planejamento para você

Orçamento pessoal é algo bem individual: mesmo quando realizado em conjunto com sua família, todos possuem uma renda individual. Por isso, é sempre necessário adaptá-lo às suas necessidades.

Atualmente, existem muitos aplicativos e planilhas de fácil acesso e muitos deles gratuitos! Veja qual é o melhor para você:

Guia Bolso

Esse aplicativo é um dos mais conhecidos do mercado, pois é rápido, dinâmico e possibilita a integração das suas contas bancárias. Em suma, você apenas precisa analisar como classificou seus débitos, ou seja, suas despesas.

Outro fator importante é o acesso: independentemente de onde você estiver, desde que tenha acesso à internet, conseguirá acompanhar seus saldos atualizados.

Do mesmo modo, você pode fazer o acompanhamento de metas. Normalmente, essas informações auxiliam na tomada de decisão.

Organizze

Esse recurso possui duas versões: a gratuita e a paga. Na versão gratuita, pode-se categorizar despesas e receitas, acompanhar gastos e também registros de datas das movimentações.

Na versão paga, é permitido fazer agendamento das datas de despesas, o que faz com que o app emita um alerta no prazo previsto, gerar relatórios para acompanhamento e ainda contar com um “sinal vermelho” quando você extrapolar sua receita.

Money Lover

Apesar de contar com um comando de alteração de idioma, apenas os títulos são traduzidos — o restante das anotações permanecem em inglês.

Mesmo assim, esse aplicativo é fácil de acompanhar, pois gera gráficos de comparação entre os meses. Com ele, você consegue organizar seu fluxo de caixa de forma simples.

Gastos diários

O aplicativo é de fácil utilização, pois viabiliza a organização das entradas e saídas de dinheiro. Além disso, com ele é possível gerar relatórios para acompanhamento da sua situação financeira, esses podendo ser diários, semanais e mensais.

Wally

O app é 100% gratuito e funciona como leitor de documentos, ou seja, você pode scannear os recibos e jogar fora as notas, assim ele faz o registro das suas despesas.

Outra importante função do Wally é mostrar seu orçamento e comparar com a situação de outras pessoas, além de mostrar onde você gasta seu dinheiro!

Agora que você já sabe como encontrar ferramentas e meios para organizar seu orçamento pessoal mensal, curta nossa página no Facebook e confira mais dicas sobre o assunto!

Akiva Finanças
Escrito por Akiva Finanças
Akiva é uma empresa que atua na assessoria e planejamento de estratégias financeiras. A empresa possui foco central no planejamento financeiro pessoal e familiar, oferecendo soluções que visam garantir a tranquilidade, equilíbrio e segurança econômica dos seus clientes.